segunda-feira, 9 de julho de 2007

A palavra!

A minha mãe sempre me ensinou a ser educado e a não dizer palavrões. Pois eu acho isso uma tarefa impossível, principalmente quando a palavra mais abrangente da língua portuguesa é considerada um palavrão. Queria desde já apelar ao ministério da educação que a palavra FODA-SE passasse a integrar o dicionário da língua portuguesa e os manuais escolares.

Porque é que esta palavra é tão abrangente?

Caso1 - Imaginemos que estou a pregar um prego na parede e que me engano acerto em cheio no dedo... Eu não vou dizer "Ai que dôr tão grande! Ai que estou tão magoado!" Não faz sentido! Eu diria um belo "Foda-se!". E repare-se que neste foda-se está tudo implicito, a minha dor e a minha frustração por não acertar onde quero.

Caso2 - Estou a jogar futebol, estou isolado e falho o golo! Que direi eu nesta situação? Exacto! Foda-se! Como quem diz, não acredito que falhei a porcaria da baliza e que pareço o Nuno Gomes mas careca! Cá estão implicitos 2 factos importantes. Eu ser tosco e parecer o Nuno Gomes, isto é, ser tosco ao quadrado....

Caso3 - Estou com os amigos na bebedeira e digo-lhes que fui a um qualquer local e engatei 3 gajas ao mesmo tempo. Que irão eles dizer? Foda-se! Aqui leia-se, estou mesmo admirado com a capacidade de engate e sensualidade que este meu amigo transborda! Este gajo é o maior!

Poderia continuar a analisar n casos para esta maravilha da língua portuguesa, mas deixo isso ao vosso critério e imaginação. Deixo-vos uma última pista, tentem conjugá-la com outros "palavrões"!

Sem comentários: